Minas Gerais registra avanço histórico na alfabetização infantil
Dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que Minas Gerais deu um salto significativo no aprendizado das crianças. O estado saiu da 7ª posição em 2023 para o 3º lugar no ranking nacional de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental, com 72,07% dos alunos alfabetizados.
Esse desempenho supera não só a meta nacional de 63,2%, como também a meta estadual projetada para 2026, que era de 69,5%. Minas Gerais tornou-se líder da Região Sudeste, ultrapassando estados como Espírito Santo (71,69%), São Paulo (58,13%) e Rio de Janeiro (55,25%).
Entre os três primeiros colocados—Ceará (85,31%), Goiás (72,74%) e Minas Gerais—o estado mineiro é o único que ultrapassou sua meta e apresentou o maior crescimento do país, com um aumento de 12,26 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Além disso, Minas eliminou o índice de crianças com proficiência muito baixa e ampliou os números de alunos nos níveis recomendados e avançados, promovendo a alfabetização na idade adequada.
Investimento robusto e política educacional focada
O governador Romeu Zema atribui o sucesso a uma gestão comprometida e a investimentos sem precedentes na área da educação.
“Reformamos mais de 2,5 mil escolas, aumentamos os recursos da merenda escolar em mais de 2.000%, e fortalecemos o Projeto de Leitura e Escrita por todo o estado. Esses são passos fundamentais para garantir um futuro melhor às nossas crianças,” afirma Zema.
Para o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, o crescimento reflete planejamento estratégico e integração com municípios.
“A alfabetização é a base da vida escolar. Alcançar o topo no país é mérito dos professores e da estrutura consolidada, que valoriza a leitura e a escrita desde os primeiros anos,” destaca.
Base sólida para o aprendizado efetivo
Minas Gerais tem se destacado na recuperação das habilidades básicas de leitura e escrita, com uma expressiva diminuição dos alunos em níveis intermediários e um aumento consistente nos níveis desejados de proficiência.
Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, explica que o avanço resulta da combinação de decisões estratégicas e investimentos contínuos.
“Alfabetizar é construir o alicerce. Investimos em formação contínua para professores, materiais atualizados, revitalização de bibliotecas, gestão eficiente e infraestrutura adequada. A parceria entre Estado e municípios assegura o direito à aprendizagem de todas as crianças mineiras,” salienta Senra.
O sucesso envolve a formação especializada de alfabetizadores, distribuição sistemática de livros, expansão do transporte escolar e melhoria das bibliotecas, tudo alinhado com o apoio da Undime-MG, que fortalece a cooperação oficial entre as redes municipais.
Com um investimento recorde de R$ 19,2 bilhões na educação pública em 2024, Minas Gerais dá um passo decisivo rumo a uma transformação duradoura no ensino infantil.
Esse avanço na alfabetização representa mais do que números: é um compromisso concreto com o aprendizado dos jovens hoje e com o futuro educacional de toda a nação.